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Regulamento Campeonato Municipal de Futebol 2011

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11/03/2011 17:08

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL 2011

REGULAMENTO GERAL

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º Este regulamento regerá o Campeonato Municipal de Futebol de São João Batista 2011, promovido pela Fundação Batistense de Esportes – FUBE, ao qual se submetem sem reserva todas as pessoas envolvidas, que não podem alegar desconhecimento.
Parágrafo único. O ato da inscrição das equipes implica a declaração de pleno conhecimento das disposições deste regulamento, para esta e seus membros.

Art. 2º A coordenação do campeonato caberá à Comissão Executiva, e a interpretação das normas regulamentares e o julgamento dos processos disciplinares será realizado pela Comissão Disciplinar.
§ 1º A Comissão Executiva executará as decisões da Comissão Disciplinar, e nos processos em que for parte ou interessada deverá estar assistida por profissional da área jurídica.
§ 2º A Comissão Disciplinar, agindo sempre por impulso, fundamentará suas decisões neste Regulamento, no Código de Justiça Desportiva de Santa Catarina e na legislação vigente.
§ 3º A FUBE constituirá as comissões Executiva e Disciplinar, designando seus membros.

DA COMPETIÇÃO

Art. 3º Os jogos do campeonato serão disputados ordinariamente no Estádio Municipal Cristóvão Reinert dos Santos, Valério Gomes Neto e Estádio do Tigipió aos sábados, domingos e feriados.
Parágrafo único. O horário das partidas será determinado pela Comissão Executiva, podendo ser alterado a qualquer tempo por esta ou pela Comissão Disciplinar.

DAS INSCRIÇÕES

Art. 4º As equipes interessadas deverão se inscrever até as 20 horas do dia 14 de março de 2011 na sede da FUBE, mediante formulário padronizado fornecido pela Comissão Executiva, acompanhado de cópia da cédula de identidade de cada inscrito, comprovante das condições de inscrição de acordo com art. 5º, e ainda, no caso de menor de dezoito anos, autorização do responsável legal no próprio formulário.
§ 1º Cada equipe terá direito a inscrever até 22 atletas e 4 dirigentes, assim considerados os treinadores, auxiliares técnicos, massagistas.
§ 2º A inscrição e substituição de dirigentes pode ser realizada a qualquer tempo, desde que apresentado documento de identidade antes do início da partida ao mesário responsável.
§ 3º O atleta poderá inscrever-se exclusivamente por uma equipe.
§ 4º No caso de múltipla inscrição o atleta estará automaticamente eliminado da competição.
§ 5º É permitido, exclusivamente aos dirigentes, participar simultaneamente, de uma equipe da série A e outra da B.
§ 6º Em caso da equipe desistir de participar da competição, após sua inscrição, pagará multa de R$ 545,00 (quinhentos e quarenta e cinco reais), até cinco dias após sua desistência, sob pena de impedimento de participar de qualquer competição administrada pela FUBE, inclusive seus atletas e dirigentes, sendo o valor revertido a uma instituição de caridade, a critério da Comissão Executiva.

Art. 5º É condição para a participação do atleta no campeonato, além da idade mínima de quinze anos completos (nascidos em 1995), estar em pelo menos uma das seguintes situações:
I – Residir definitivamente em São João Batista desde 31/12/2010, pelo menos, e permanecer residente até o início do campeonato.
II – Ser empregado de empresa com sede no município (com carteira assinada e devidamente registrada nos órgãos competentes até a data limite deste inciso), ou servidor público municipal, ou profissional autônomo estabelecido em São João Batista desde 31/12/2010, pelo menos, e permanecer empregado até a primeira rodada da competição; permitido a transferência de emprego com intervalo máximo de trinta dias entre demissão e a nova admissão.
III – Ser eleitor registrado no município de São João Batista, com comprovante de votação válido na última eleição, não sendo aceito justificativa de votação.
§ 1º A comprovação das situações a que se refere o artigo anterior deverá ser realizada pela equipe responsável em caso de determinação da Comissão Executiva a qualquer.
§ 2º A inscrição e a participação de atletas menores de 18 anos será de inteira responsabilidade dos dirigentes das equipes que os inscreverem, sem prejuízo da autorização dos pais ou responsáveis.
§ 3º A comprovação de residência deverá ser feita exclusivamente através de fatura de energia elétrica, abastecimento de água ou de telefonia fixa em nome do atleta ou cônjuge, ou, em caso de atleta até 21 anos, em nome do responsável legal.
§ 4º A comprovação de o atleta ser empregado deverá ser feita exclusivamente com carteira de trabalho devidamente registrada no Ministério do Trabalho até a data limite acima estipulada; já o profissional autônomo, a comprovação se faz com o registro na Junta Comercial ou Cartão de CNPJ.

Art. 6º Os formulários de inscrição serão recebidos e formalmente verificados pela Comissão Executiva, sendo que serão publicados no mural da Secretaria da FUBE no dia 04 de março de 2011, ficando cópia à disposição das equipes.
§ 1º Encontrando irregularidades a Comissão Executiva notificará a equipe para se manifestar, retificar o formulário, prestar informação, apresentar documento ou cumprir outra diligência no prazo improrrogável de 24 horas.
§ 2º As condições dos atletas para participação da competição (art. 5º) poderão ser questionadas por qualquer das equipes até cinco dias após partida que o atleta tenha disputado, através de simples petição assinada pelo presidente do clube, acompanhado de documentação que comprove a irregularidade, entregue na sede da FUBE.
§ 3º Constato a irregularidade do jogador a equipe perderá os pontos adquiridos nas partidas em que o atleta tenha participado, ainda que no banco de reservas, sem que os pontos sejam revertidos ao adversário, bem como, mais três pontos por cada partida que o atleta tenha participado da pontuação geral.

CONGRESSO TÉCNICO

Art. 7º O congresso técnico, reunião em que serão definidos critérios e datas da competição, além de instruções gerais relativas à competição, será realizado em 18 de fevereiro de 2011, às 19 horas, na sede da FUBE, com a presença de um representante por equipe e das comissões Disciplinar e Executiva, a cujo presidente incumbe à direção dos trabalhos.
Parágrafo único. As deliberações serão tomadas por maioria simples, computado um voto por equipe e ao Presidente da Comissão Executiva o voto de desempate, não tendo direito a voto o representante da Comissão Disciplinar.

SISTEMA DE DISPUTA E CLASSIFICAÇÃO

Art. 8º A fórmula de disputa do campeonato série A será realizada em duas etapas, sendo a primeira classificatória, no sistema robin round (todos contra todos) em turno único, por pontos corridos, e a segunda eliminatória, iniciando com semifinais, uma entre a primeira e a quarta colocada e outra entre a segunda e a terceira, em dois jogos, com a vantagem do empate, na soma dos resultados, para a primeira e segunda colocadas, que neste caso se classificam para a final; esta será disputada em dois jogos e, em caso de empate na soma dos resultados haverá disputa de pênaltis.
§ 1º A fórmula de disputa do campeonato da série B será realizada em duas etapas, sendo a primeira classificatória, no sistema robin round (todos contra todos) em turno único, por pontos corridos, dentro das respectivas chaves classificando-se os dois primeiros de cada chave, e a segunda eliminatória, iniciando com semifinais, uma entre o primeiro colocado da chave A contra o segundo colocado da chave B, o primeiro colocado da chave B contra o segundo colocado da chave A, em dois jogos, com a vantagem do empate, na soma dos resultados, para as primeiras colocadas de cada chave, que neste caso se classificam para a final; esta será disputada em dois jogos e, em caso de empate na soma dos resultados haverá disputa de pênaltis.
§ 2º Para a classificação na primeira etapa será considerado o número de pontos obtidos pelas equipes, sendo três para vitória, um para empate e nenhum para derrota, adotando-se os seguintes critérios de desempate, nesta ordem: maior número de vitórias; maior saldo de gols; maior número de gols pró; confronto direto (aplicável somente entre duas equipes empatadas nesta etapa); menor número de cartões vermelhos; menor número de cartões amarelos; sorteio.
§ 3º A Comissão Executiva, com autorização da FUBE, poderá designar cada turno com uma denominação específica, inclusive homenageando pessoa física ou jurídica, sendo que o título geral da competição será o de campeão do CAMPEONATO MUNICIPAL DE SÃO JOÃO BATISTA, que conquistará o TROFÉU CIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA ou outro título que a Comissão Executiva determinar.
§ 4º Se as equipes com mando de campo em Tigipió forem melhor classificadas que o adversário realizarão a segunda partida em seus domínios, somente na segunda fase.

PREMIAÇÃO

Art. 9º A premiação do campeonato será:
I – Troféu para as três equipes mais bem colocadas.
II – Medalhas para os atletas das duas equipes mais bem colocadas.
III – Troféu Disciplina para a equipe mais disciplinada.
IV – Troféu ou medalha para o artilheiro da competição.
V – Troféu ou medalha para o goleiro menos vazado.
VI – Troféu para o jogador revelação.
VII – Troféu para o craque do campeonato.

PARTICIPAÇÃO DOS CLUBES, ATLETAS E DIRIGENTES.

Art. 10. Para participar dos jogos, assim considerado o ingresso em campo ou no banco de reservas, o atleta ou dirigente deve estar regularmente inscrito, não estar impedido por decisão em processo disciplinar ou suspensão automática e apresentar ao mesário no início da partida o documento oficial de identificação com foto, recebendo-o de volta ao fim do jogo.
Parágrafo único. Para participar da competição as equipes deverão ter Estatuto reconhecido e registrado em Cartório até 28 de fevereiro de 2011, além da ata da última eleição.

DISPOSIÇÕES TÉCNICAS E DISCIPLINARES

Art. 11. O campeonato será regido pelas regras da modalidade no âmbito internacional (FIFA) e nacional (CBF), observadas as disposições deste regulamento, e especialmente:
I – É vedado o uso de chuteira com travas de alumínio, porém o short térmico e caneleira são facultativos.
II – Em caso de interrupção da partida aplicam-se as disposições dos artigos 16 a 18 do Código Desportivo da Federação Catarinense de Futebol, com as necessárias adaptações.
III – Os atletas não podem permanecer em campo ou no banco de reservas sem uniforme, e os dirigentes, se não tiverem uniforme próprio, deverão vestir bermuda, calça ou agasalho esportivo, camiseta ou camisa e calçado fechado.
IV – Para caracterização do WO, os 20 minutos de tolerância iniciam a partir da assinatura do capitão da equipe presente.
V – Em caso de WO a equipe será eliminada da competição, considerando-se como resultados das partidas remanescentes o placar mínimo (1x0) em favor do adversário.
VI – Todo atleta que sofrer acidente sangrento deverá ser retirado imediatamente do jogo, não podendo retornar até que o ferimento seja estancado, devendo mudar o uniforme, se necessário.
VII – Permanecerão no banco de reservas apenas os atletas suplentes em número máximo de onze e mais quatro dirigentes, todos devidamente identificados à mesa, sendo proibido a todos os integrantes do banco de reservas consumirem bebidas alcoólicas durante as partidas, sendo aplicado pena de expulsão ao atleta, além de suspensão automática da partida seguinte.
VIII – As equipes podem promover até oito substituições em cada jogo.

Art. 12. A cada cartão vermelho ou a cada três cartões amarelos recebidos o atleta será punido automaticamente com a suspensão no jogo seguinte.
§ 1º O controle de cartões recebidos, independentemente de comunicação oficial, é de responsabilidade exclusiva das equipes disputantes da competição, que responderão pela escalação de jogadores suspensos, considerados irregulares, e cuja situação poderá ser verificada a qualquer tempo pela Comissão Executiva, que poderá promover revisões periódicas nas súmulas.
§ 2º As suspensões automáticas não dependem nem prejudicam penalidades disciplinares, e a aplicação do cartão vermelho na mesma partida não afeta a contagem de cartões amarelos em andamento.

Art. 13. Em caso de escalação de atleta em situação irregular ou de infração que implique perda de pontos a equipe perderá os pontos eventualmente conquistados no jogo em questão mais três pontos da classificação geral por partida que o atleta tenha participado sem prejuízo de outras sanções disciplinares e das suspensões automáticas.

Art. 14. Não serão permitidas bandas, fanfarras, instrumentos musicais ou objetos de percussão ou som estridente que atrapalhem o andamento da competição, a critério do árbitro.

Art. 15. As equipes deverão apresentar-se em campo uniformizadas e numeradas, conforme as respectivas cores ou brasão, exceto goleiro, devendo o capitão portar braçadeira, sendo que em caso de semelhança de uniforme, a critério do árbitro, terá preferência à equipe que tiver o mando de campo ou estiver à esquerda na súmula, cabendo a outra a mudança.
§ 1º No caso do árbitro da partida considerar uma equipe sem condições, deverá impedi-la de participar da competição dando-lhe o prazo de 20 minutos de tolerância para as devidas providências, findo o qual ficará caracterizada a ausência (WO).
§ 2o A decisão do árbitro da partida, devidamente fundamentada, será encaminhada imediatamente à Comissão Disciplinar, para os devidos efeitos.

Art. 16. As equipes não poderão utilizar uniformes que contenham qualquer tipo de propaganda de bebida alcoólica, cigarro, política partidária, a critério da Comissão Executiva.

Art. 17. Todo e qualquer dano causado por atleta ou torcedor nas instalações do campeonato será de inteira responsabilidade da equipe ao qual estiver vinculado.

Art. 18. Para instauração de processo perante a Comissão Disciplinar a equipe deverá pagar a tarifa de R$ 545, 00, mediante caução depositada junto à FUBE, cujo comprovante deverá acompanhar a petição inicial, sob pena de indeferimento imediato; em caso de procedência o valor será restituído à equipe.
§ 1º Fica estabelecido o prazo de até às 17h00min horas do 1º dia útil após o encerramento da partida para a instauração de processos disciplinares ou recursos perante a Comissão Disciplinar, contado do horário previsto para o início da partida em questão ou da intimação da decisão, sendo que em caso de terminar após as 17 horas. prorroga-se automaticamente para as 9 horas do dia útil seguinte, data final improrrogável.
§ 2º Não se aplica o prazo do parágrafo anterior no caso de irregularidades havidas fora de uma partida, ou compreendendo mais de uma, ou fato prolongado no tempo ou que represente nulidade insanável, caso em que a equipe tem o prazo de cinco dias contados do fato ou do momento em que qualquer de seus atletas ou dirigentes tiver dele tomado conhecimento.

Art. 19. Este regulamento e todos os atos oficiais relativos ao campeonato serão válidos a partir da publicação no mural da FUBE, localizado na sede da entidade, onde devem permanecer por pelo menos cinco dias, salvo disposição expressamente diversa.

DA APLICAÇÃO E PUNIÇÃO POR CARTÕES

Art. 20. As punições por cartões amarelos e vermelhos serão as seguintes:
i.Três (três) cartões amarelos = suspensão automática de um jogo.
ii.1 (um) cartão vermelho = suspensão automática de um jogo.

§ 1º Para o troféu disciplina serão considerados os valores seguintes:
a) atletas:
i.Amarelo: três pontos
ii.Vermelho: sete pontos
b) Dirigentes: o dobro dos valores anteriores.
§ 2º - A aplicação de cartão vermelho para atleta ou membro da comissão técnica resultará em suspensão automática por (1) um jogo, independente das penas que poderão ser aplicadas pela CD – Comissão Disciplinar.
§ 3º Caso o atleta ou comissão técnica seja expulso por agressão física será automaticamente suspenso do Campeonato Municipal de Futebol de São João Batista 2011, até julgamento pela C.D.
§ 4º Caso o atleta receber cartão vermelho por decorrências normais do jogo poderá receber mais de um jogo de suspensão caso o relatório do árbitro o acuse de outros atos indisciplinarem.
§ 5º O cartão amarelo e/ou vermelho será sempre aplicado à pessoa física, independentemente da função exercida na oportunidade.
§ 6º Os cartão não serão zerados ao final de cada fase.

DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 21. Os dois últimos colocados da serie A serão rebaixados a serie B de 2012, enquanto o campeão, vice, terceiro e quarto colocado da série B participarão da série A de 2012. Somente as equipes da série B terão direito ao acesso a série A caso haja desistência de alguma equipe, e as equipes rebaixadas da série A obrigatoriamente terão que participar da série B do ano seguinte. Em 2012 a série B será composta conforme números de equipes.

Art. 22. As decisões da Comissão Disciplinar relativas ao campeonato geram efeito em toda e qualquer competição promovida, patrocinada ou supervisionada pela FUBE.

Art. 23. Os casos não previstos neste Regulamento serão resolvidos pela Comissão Executiva, conforme interpretação da Comissão Disciplinar.

Art. 24. Compete a Comissão Disciplinar criar o Regulamento Disciplinar e enviá-lo a Comissão Executiva para publicá-lo em edital.
§ único. Enquanto o Regulamento Disciplinar não for criado será aplicado em substituição o CJDSC.

Art. 25. As decisões da Comissão Disciplinar são passíveis de um único recurso dirigido a ela mesma, neste caso, devendo ser composta por novos membros, exceto a presidência que será exercida em ambas as seções pelo presidente titular ou substituto, sendo vedado recurso a qualquer outro órgão, quer seja da Justiça Desportiva ou da Justiça Comum.
§ único. A equipe que apresentar recurso a esses órgãos será automaticamente excluída do Campeonato Batistense do ano em curso e do seguinte, devendo ingressar, obrigatoriamente, na série mais inferior.

Art. 26. Este regulamento entra em vigor na data de sua publicação.

São João Batista, 21 de fevereiro de 2011.

SÉRIE A

ClubeAssinatura
1-A. A. VIA SCARPA
2-AT. BATISTENSE
3-CARMELO
4-COLORADO
5-GAMBÁTICO
6-JUVENTUDE
7-S.E.CARDOSO
8-TAJUBA

 

SÉRIE B

 

ClubeAssinatura
1 - Esquadra F. C.
2 - Fernandes F. C.
3 - Catarinense E. C.
4 - S. D. Quinta
5 - A. A. Águia Azul do
6 - Nacional F. C.
7 - E. C. Rio do Braço

ClubeAssinatura
08 - A. A. Jardim São Paulo
09 - S. E. R. Tigipioense
10 - Cantos F. C.
11- Joga 10 F. C.
12 - Unidos do Sul F. C.
13 - Riograndense F. C.
14 - A. A. Amigos da Bola

 


FUBE – Fundação Municipal de Esportes

 
ANEXOS:


São João Batista. 21 de fevereiro de 2011


ATA DE REUNIÃO DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE CAMPO 2011

Aos vinte e um dias do mês de fevereiro de 2011 foi realizada na sede da Fundação Batistense de Esportes reunião para deliberar sobre a realização do campeonato municipal de futebol de campo 2011 com a presença de 21 (vinte e uma) equipes conforme consta lista de presença.
Desta forma ficou determinado em comum acordo com todas as equipes presentes:

1.A série A fica composta de oito equipes sendo: Vias Scarpa, Carmelo, Gambáticos, Colorado, Tajuba, Cardoso, Juventude, Atlético Batistense.

2.Fica extinta a série C.

3.A série B terá duas chaves

4.A série B fica configurada como única divisão de acesso para série A. Quatro equipes da série B terão acesso para série A, sendo as duas equipes melhores colocadas de cada chave.

5.Todas as equipes terão que ter Estatuto registrado em Cartório com a data de registro até o dia 28/02/2011.

 

Comentários

  • ADILSON OURIQUES

    23/03/2011 9:51

    acho q o mandatario deveria trocar o uniforme pois ele ta jogando em casa !! fica mais perto pra ele ! e nen todos times tem 2 uniforme !! valeu é só uma idéia !

  • Marco

    15/03/2011 0:13

    se um jogador não for escrito ate o dia 14 ele pode ser escrito ainda?

  • marcio

    13/03/2011 20:09

    se um jogadorchegar n 2 tempo poder jogar

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