Municipal Vôlei Misto 2022
De 16 de novembro a 6 de dezembro de 2022

Regulamento

CAMPEONATO MUNICIPAL DE VOLEI MISTO 2022

REGULAMENTO GERAL

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º Este regulamento regerá o Campeonato Municipal de VOLEI Misto de São João Batista 2022, promovido pela Fundação Batistense de Esportes – FUBE, ao qual se submetem sem reserva todas as pessoas envolvidas, que não podem alegar desconhecimento.

Parágrafo único. O ato da inscrição das equipes implica a declaração de pleno conhecimento das disposições deste regulamento, para esta e seus membros.

Art. 2º A coordenação do campeonato caberá à Comissão Executiva, e a interpretação das normas regulamentares e o julgamento dos processos disciplinares será realizado pela Comissão Disciplinar.

DA COMPETIÇÃO

Art. 3º Os jogos do campeonato serão disputados ordinariamente no Ginásio Nilo Booz .

Parágrafo único. As datas e horários das partidas serão determinados pela Comissão Executiva, podendo ser alterados a qualquer tempo por esta.

DAS INSCRIÇÕES

Art. 4º As equipes participantes deverão inscrever seus atletas de 25/10/2022 a 10/11/2022. A inscrição é totalmente online feita pelo site da FUBE no endereço www.fube.sc.gov.br no menu acesso restrito. Mediante entrega de documento denominado “Ficha de Inscrição” padronizado e fornecido e impresso exclusivamente pela FUBE através de seu site com certificado QR code auditados e assinados pelos atletas.  É obrigatória a entrega de documento denominado “Ficha de Inscrição”, acompanhado de cópia do título de eleitor registrado no município de São João Batista estando quite com a justiça eleitoral podendo ser solicitado pela FUBE aa certidão de quitação eleitoral, e ainda, no caso de menor de dezoito anos, autorização do responsável legal que será disponibilizada na própria ficha.

§ 1º Cada equipe terá direito a inscrever no máximo 12 atletas e no mínimo 08 atletas, 3 dirigentes, assim considerado um treinador, um diretor e um massagista.

§ 2º A substituição de dirigentes pode ser realizada, desde que apresentado documento de identidade com foto até as 13:00, 48 horas antes da rodada em questão, junto a secretaria da FUBE.

§ 3º O atleta poderá inscrever-se exclusivamente por uma equipe.

§ 4º No caso de múltipla inscrição o atleta estará automaticamente eliminado da competição. Caso a comissão executiva tome conhecimento que o atleta assinou ficha de inscrição por mais de uma equipe este fica automaticamente excluído da competição. Da mesma forma a equipe que promover fraude na ficha de inscrição de algum atleta será excluída da competição.

Art. 5º É condição para a participação do atleta no campeonato:

I - Não estar cumprindo nenhum tipo de sansão disciplinar perante FUBE.

II - Ter ano de nascimento 2007 ou anterior.

II - Ser eleitor registrado no municpío de São João Batista e estar quite com a justiça eleitoral.

§ 1º A comprovação das situações a que se refere o artigo anterior deverá ser realizada pela equipe responsável em caso de determinação da Comissão Executiva a qualquer tempo.

§ 2º A inscrição e a participação de atletas menores de 18 anos será de inteira responsabilidade dos dirigentes das equipes que os inscreverem, sem prejuízo da autorização dos pais ou responsáveis.

CONGRESSO TÉCNICO

Art. 6º O congresso técnico, reunião em que serão definidos critérios e datas da competição, além de instruções gerais relativas à competição, será realizado em 14/11/2022, às 19:00 horas, na sede da FUBE, com a presença de um representante por equipe e da comissões Executiva, a cujo presidente incumbe à direção dos trabalhos.

Parágrafo único. As deliberações serão tomadas por maioria simples, computado um voto por equipe e ao Presidente da Comissão Executiva o voto de desempate, não tendo direito a voto o representante da Comissão Disciplinar.

SISTEMA DE DISPUTA E CLASSIFICAÇÃO

Art. 7º A competição será disputada com até 6 equipes em turno único em confrontos de todos contra todos, classificando-se para a final os dois melhores colocados por índice técnico geral. O terceiro colocado será definido pelo mesmo índice técnico que designou os finalistas e só será premiado mediante presença na partida final.

PERÍODO DE RALIZAÇÃO

Art. 8º O II Campeonato Municipal De Volei Misto será realizado de 16 de Novembro a 06 de Dezembro de 2022.

 PREMIAÇÃO

Art. 9º A premiação do campeonato será:

I– Troféu para as três equipes mais bem colocadas.

II – Medalhas para os atletas das 3 equipes mais bem colocadas.

PARTICIPAÇÃO DOS CLUBES, ATLETAS E DIRIGENTES.

Art. 10º Para participar dos jogos, assim considerado o ingresso em campo ou no banco de reservas, o atleta ou dirigente deve estar regularmente inscrito, não estar impedido por decisão em processo disciplinar ou suspensão automática e apresentar ao mesário no início da partida documento oficial de identificação com foto, recebendo-o de volta ao fim do jogo.

Parágrafo único. Para participar da competição as equipes deverão ter Estatuto reconhecido e registrado em Cartório até 30 dias antes do inicio da competição, além da ata da última eleição.

DISPOSIÇÕES TÉCNICAS E DISCIPLINARES

Art. 11º O campeonato será regido pelas regras da modalidade no âmbito internacional (FIVB) e nacional (CBV), observadas as disposições deste regulamento, e especialmente:

I – Os atletas não podem permanecer em campo ou no banco de reservas sem uniforme, e os dirigentes, se não tiverem uniforme próprio, deverão vestir bermuda, calça ou agasalho esportivo, camiseta ou camisa e calçado fechado.

II – Para caracterização do WO, os 15 minutos de tolerância iniciam a partir da hora regulamentar de jogo, em caso de atraso de jogos anteriores o jogo subseqüente terá como horário regulamentar 15 minutos após o término da partida anterior.  A aplicação de W.O seguirá a critérios da comissão executiva, que agirá sempre zelando pelo bom andamento do campeonato.

III – Em caso de WO a equipe será eliminada da competição, considerando-se como resultados das partidas remanescentes o placar mínimo (1x0) em favor do adversário.

IV – Todo atleta que sofrer acidente sangrento deverá ser retirado imediatamente do jogo, não podendo retornar até que o ferimento seja estancado, devendo mudar o uniforme, se necessário.

Art. 12º Em caso de escalação de atleta em situação irregular ou de infração que implique perda de pontos a equipe perderá os pontos eventualmente conquistados no jogo em questão mais três pontos da classificação geral por partida que o atleta tenha participado sem prejuízo de outras sanções disciplinares e das suspensões automáticas.

Art. 13º Não serão permitidas bandas, fanfarras, instrumentos musicais ou objetos de percussão ou som estridente que atrapalhem o andamento da competição, a critério do árbitro.

Art. 14º As equipes deverão apresentar-se em quadra uniformizadas e numeradas.

§ 1º No caso do árbitro da partida considerar uma equipe sem condições, deverá impedi-la de participar da competição dando-lhe o prazo de 20 minutos de tolerância para as devidas providências, findo o qual ficará caracterizada a ausência (WO).

§ 2o A decisão do árbitro da partida, devidamente fundamentada, será encaminhada imediatamente à Comissão Disciplinar, para os devidos efeitos.

Art. 15º As equipes não poderão utilizar uniformes que contenham qualquer tipo de propaganda de bebida alcoólica, cigarro, política partidária, a critério da Comissão Executiva.

Art. 16º Todo e qualquer dano causado por atleta ou torcedor nas instalações do campeonato será de inteira responsabilidade da equipe ao qual estiver vinculado.

Art. 17º Este regulamento e todos os atos oficiais relativos ao campeonato serão válidos a partir da publicação no site da FUBE www.fube.sc.gov.br.

CRITÉIOS TÉCNICOS PARA A COMPETIÇÃO

Art. 18º A modalidade será realizada de acordo com as regras Internacionais adotadas pela Confederação Brasileira de Voleibol e pelo que dispuser este regulamento.
Poderão ser inscritos até 12 jogadores, no voleibol misto são 6 do naipe feminino e 6 do masculino.
A classificação será por pontos ganhos, adotando-se o seguinte critério:
Vitória – 02 pontos
Derrota – 01 ponto
As partidas serão disputadas em melhor de 02(dois) sets vencedores, até 25 pontos, sem vantagem.
O atleta, técnico, assistente técnico ou dirigente desqualificado pelo árbitro estará automaticamente suspenso por uma partida, independente da punição que lhe poderá ser imposta pelo Conselho Disciplinar.
O aquecimento dos atletas não poderá de forma alguma contribuir para o atraso do jogo. As equipes deverão se aquecer com antecedência fora da quadra.
Ocorrendo empate na classificação, em turno ou grupo, empregar-se-á os seguintes critérios:
Entre duas equipes – será decidido pelo confronto direto já realizado entre si no grupo ou turno em que ocorreu o empate;
Entre três ou mais equipes:
b.1 A decisão será pelo sets average nas partidas realizadas entre si no grupo ou turno em que ocorreu o empate;
b.2Persistindo o empate, a decisão será obtida através de pontos average nos sets das partidas realizadas entre si;
b.3Persistindo o empate, a decisão será obtida pelo saldo de pontos nos sets de todas as partidas do turno em que ocorreu o empate;
b.4Persistindo o empate a decisão será por sorteio.

No voleibol misto será obrigatório sempre a permanência de 3 atletas do sexo feminino e 3 do masculino. 

DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 19º As decisões da Comissão Disciplinar relativa ao campeonato geram efeito em toda e qualquer competição promovida, patrocinada ou supervisionada pela FUBE.

Art. 20º As penas impostas pela Comissão Disciplinar iniciam sempre após o atleta estar apto a jogo perante a FUBE. Ou seja, caso o atleta tenha alguma punição automática referente a cartões a pena se iniciará após ele cumprir a suspensão automática.

Art. 21º Conforme o disposto da Lei Complementar Nº 42/2015 os casos omissos neste regulamento e as questões disciplinares serão apreciados e julgados pela Comissão Disciplinar que deverá usar como base para suas decisões e julgamentos o Código de Justiça Desportiva do Estado de Santa Catarina - 2013, enquanto o Código Municipal Disciplinar, que está sendo elaborado e discutido, não for aprovado e promulgado.

Parágrafo único – Este regulamento determina que as penas aplicadas pela comissão disciplinar sejam sempre em dias e/ou jogos, inclusive para atletas e dirigentes que poderão ser julgados sempre como qualquer outra pessoa natural submetida ao Código de Justiça Desportiva do Estado de Santa Catarina.

Art. 22º Fica vedado recurso a qualquer outro órgão, quer seja da Justiça Desportiva ou da Justiça Comum.

§ 1º - A equipe que apresentar recurso a qualquer outro órgão como Justiça Desportiva ou Justiça Comum será automaticamente excluída da competição.

§ 2º - A equipe será sempre responsável pelos atos de seus atletas e caso um atleta venha a apresentar recurso a qualquer outro órgão como Justiça Desportiva ou Justiça Comum, o atleta e a equipe em que ele está inscrito serão automaticamente excluídos da competição.

§ 3º O atleta que individualmente apresentar recurso a qualquer outro órgão como Justiça Desportiva ou Justiça Comum será julgado com base no Art. 202 do Código de Justiça Desportiva de Santa Catarina.

Art. 23º – Os protestos (entenda-se qualquer tipo de encaminhamento jurídico a CD deste evento) relacionados aos confrontos (Jogos) deverão ser encaminhados até as 19h00min do 1º dia útil seguinte ao ultimo jogo de cada fase.

§ 1º – Para instauração de processo a equipe deverá pagar a taxa de R$ 600,00 (processo junto a comissão disciplinar) e R$ 1.200,00 (Recurso junto ao órgão de segunda instância da comissão disciplinar) que será retirada junto ao balcão da FUBE e apresentar comprovante de quitação junto do pedido.

§ 2º – Os prazos para protestos são definidos por fases. Apenas equipes e/ou atletas pertencentes às fases terão direito a encaminhar protestos.

§ 3º Fica estabelecido o prazo de até as 19h00min horas do 1º dia útil após o encerramento da partida para a instauração de processos disciplinares ou recursos perante a Comissão Disciplinar, contado do horário previsto para o início da partida em questão ou da intimação da decisão, sendo que em caso de terminar após as 19 horas. prorroga-se automaticamente para as 14 horas do dia útil seguinte, data final improrrogável.

§ 4º Não se aplica o prazo do parágrafo anterior no caso de irregularidades havidas fora de uma partida, ou compreendendo mais de uma, ou fato prolongado no tempo ou que represente nulidade insanável, caso em que a equipe tem o prazo de cinco dias contados do fato ou do momento em que qualquer de seus atletas ou dirigentes tiver dele tomado conhecimento.

Obs: É de responsabilidade de cada equipe aferir todos os resultados, inerentes ou não a sua classificação, mesmo antes de qualquer comunicação oficial.

 Art. 24º - Os casos omissos ficam sob responsabilidade da comissão disciplinar da Fundação Batistense de Esportes.

Art. 25º Compete a Comissão Disciplinar criar o Regulamento Disciplinar e enviá-lo a Comissão Executiva para publicá-lo em edital.

Art. 26º As decisões da Comissão Disciplinar são passíveis de um único recurso dirigidos a órgão de segunda instância ou em caso de inexistência dirigidos a ela mesma.

Art. 27º Este regulamento entra em vigor na data de sua publicação.

São João Batista, 25 de Outubro de 2022.

 

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Juliano Miliorini

Presidente Comissão Executiva

 

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Alexandre Feller

Diretor da FUBE



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